Você já sabe que um logotipo bem construído faz sua empresa ser lembrada. Conforme explicamos no artigo anterior, logotipo é a reunião de letras estilizadas e/ou símbolo que identificam e representam uma marca, uma organização empresarial. Logomarca é um nome popularizado para o termo correto Logotipo.
O momento da criação da identidade visual da marca bem como o logotipo faz parte do processo natural de empreender, tudo que for criado nesta etapa se tornará parte intrínseca de seu negócio, fazendo dele único em relação aos demais. É mais um passo na construção do que chamamos de criação de uma verdadeira instituição empresarial. Neste momento, por questões financeiras ou falta de conhecimento, alguns empreendedores na hora de escolher o profissional que realizará o serviço, optam pelo preço e tempo de entrega, ao invés da qualidade versus custo benefício.
Gosto de ressaltar que boas ideias podem surgir em um minuto ou resultar de muitos estudos, investigação, muitas folhas rasgadas e vai e vem no andamento de um projeto (o que mais acontece). Isso porque o profissional de criação de Logotipo, buscará entregar algo que faça sentido para seu negócio, alinhado com seus propósitos e que dure, já que fazemos um Logotipo para acompanhar uma marca por toda sua existência. Infelizmente existem “profissionais” que se valem de imagens e ícones de bancos de imagens gratuitos, dos quais não concedem direito de propriedade e exclusividade a ninguém, ou pior, pegam direto do Google sem nem saber ou se preocupar se a imagem ou ícone está liberada para uso. Sem falar dos que constroem a Logotipo do cliente toda no Canva, utilizando recursos que entregarão um resultado final que nunca poderá ser registrado.
Ao escolher um profissional inadequado para a criação do Logotipo da sua marca, você pode se deparar com os seguintes problemas: Branding Enfraquecido Um Logotipo que não comunique com seu público, propósito e área de atuação e por isso não transmitirá a mensagem que você deseja transmitir ao seu cliente.
Aspecto Amador Um Logotipo que passará uma imagem negativa sobre sua marca, dizendo que sua empresa é amadora ou inexperiente, que não oferece qualidade e que não tem solidez, algo que pode passar insegurança ao seu cliente na hora de comprar ou contratar um serviço.
Logotipo Obsoleta Um Logotipo que tenha tempo de validade baixa, porque rapidamente fica obsoleta para o mercado em termos de estilo ou que deixe de fazer sentido para seu negócio num curto prazo.
Logotipos Iguais ao Seu
Pela ausência de trabalho autoral, Logotipos criados por amadores costumam carregar elementos e imagens que podem ser facilmente encontrados em outras marcas.
Processo Por Plágio
Plagiar é copiar algo que deveria diferenciar uma marca da outra e destacá-la no mercado. Como não é do interesse de nenhum empresário que haja uma marca semelhante a dele e confunda os clientes, existe uma possibilidade real de ser processado por plágio caso seu Logotipo tenha semelhança com outro. Os valores podem ser altos.
Processo Por Uso Indevido de Imagem
Usar uma imagem ou elemento gráfico de propriedade de terceiros, resulta com frequência em processos por uso indevido de imagem, um comportamento muito comum praticado por profissionais amadores. Não Conseguir Registrar Seu Logotipo no Registro de Marcas
Sua empresa cresce e você deseja registrar sua marca para não haver nenhuma outra igual, mas você não consegue obter o registro porque seu Logotipo possui elementos gráficos que não podem ser considerados exclusivos.
Refazer Logotipo e Toda Comunicação Visual da sua Marca
Quando você se depara com algum dos processos acima, você terá que refazer seu Logotipo e provavelmente, junto com ela, toda a comunicação visual da sua empresa, o que pode incluir ter que refazer fachada, impressos, rótulos, crachás, uniformes, embalagens, etiquetas e mídia digital. O que pode resultar num alto custo imediato.
Como você pode ver, em termos de criação de logotipo, o barato sai caro, algo que pode ser evitado desde o início com a contratação de um profissional adequado para a realização do serviço.
Gostou do assunto? Você pode aprender um pouco mais sobre Logotipo em nosso artigo anterior “A Logomarca que faz sua empresa ser lembrada | Logotipo de Marca”
Sinta-se à vontade para sugerir novos temas no nosso perfil do Instagram @meetpublicidade
Comments