Petrobras Impulsiona Crescimento com Investimentos de R$ 23 Bilhões
- Michelle Silva
- 10 de mar.
- 2 min de leitura

Bons tempos para Indústria Naval.
A Petrobras encerrou 2024 com um lucro líquido de R$ 36,6 bilhões e um fluxo de caixa operacional de R$ 204 bilhões, o menor patamar de dívida financeira dos últimos 17 anos. Agora, segue firme e focada no Plano de Negócios para os anos entre 2025 e 2029, visando a renovação e ampliação da Frota do Sistema Petrobras, com investimento de R$ 23 bilhões no setor para contratação de 44 embarcações.
Em janeiro de 2025, a Petrobras iniciou a convocação de 1.780 futuros empregados, aprovados no cadastro do Processo Seletivo Público nível técnico, nos sete estados. Depois, em 15 de fevereiro, entrou em operação o FPSO Almirante Tamandaré, localizado no pré-sal do Campo de Búzios, a maior plataforma do Brasil projetada para produzir até 225 mil barris de óleo por dia e processar até 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Dia 17, a Petrobras lançou licitação para comprar oito navios com tanques especiais para transportar GLP (gás de cozinha). Mais tarde, no dia 24 do mesmo mês, houve um evento no Estaleiro Ecovix, em Rio Grande do Sul. Lá, a Transpetro assinou o primeiro contrato no âmbito do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras, incluindo quatro navios da classe Handy, com valor de US$ 69,5 milhões por embarcação, utilizados para transporte de derivados de petróleo na costa brasileira.
Entre 2025 e 2029, esses investimentos terão impacto na economia, contribuindo para o aumento do PIB e gerando novos postos de trabalho, com empregos diretos e indiretos, que vão aquecer a economia das Regiões de Macaé, Campos dos Goytacazes, Itaboraí e Niterói. Logo, a cidade de Rio das Ostras também se beneficiará com o aumento de demanda das indústrias locais que fornecem produtos e serviços para empresas de petróleo e gás. De mesmo modo, será beneficiada pela geração de novos empregos, pelo desenvolvimento do comércio local e também pelo aumento da arrecadação de impostos.
Neste cenário promissor, as empresas locais têm uma oportunidade única de crescimento e expansão dos negócios. Contar com uma boa estratégia de marketing pode desempenhar um papel crucial neste processo, ajudando a fortalecer a marca, alcançar novos clientes e comunicar os diferenciais competitivos frente a concorrência. O marketing bem-feito se torna uma ferramenta essencial para aumentar a visibilidade e aproveitar ao máximo tal movimento de expansão e crescimento até 2029.
Por Michelle Silva, Cofundadora Meet Publicidade
Fontes: Divulgação Petrobras e Governo do Brasil

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