Provavelmente você conhece por Logomarca, mas no mercado Publicitário utilizamos a palavra Logotipo para descrever a reunião de letras estilizadas e/ou símbolo que identificam e representam uma marca, uma organização empresarial. Um Logotipo bem construído faz você se lembrar da marca, tornando-a inconfundível. Alguns exemplos de Logotipos inconfundíveis mais famosos que você se lembrará são: Coca-cola, Apple, Microsoft, Shell, McDonald's, Visa e Lacoste. Não tem como você não lembrar exatamente como são a Logotipo destas empresas. Isso significa que um bom Logotipo vale ouro, torna-se a cara de uma marca transmitindo sua identidade e personalidade. Tornando uma empresa sofisticada ou acessível, divertida ou formal. No nosso artigo “Realmente preciso de uma Persona para meu negócio dar certo?” explicamos sobre a importância de conhecer o público alvo do negócio, neste caso a construção do Logotipo cumprirá a função de se comunicar diretamente com o público que sua empresa deseja atingir já na sua porta de entrada. Não se trata apenas de construir uma representação gráfica bonita com o nome de uma empresa. Na construção de um Logotipo, precisamos ter em mente qual a cor, tipo de fonte usada na grafia do nome da marca e quais símbolos e se haverão símbolos no logotipo. Tudo isso analisando a área de atuação, propósito da empresa, sua personalidade institucional e o público que deseja atrair com sua marca. De maneira que um Logotipo bem construído vai acompanhar um negócio por várias décadas, por toda sua existência.
A exemplo disso cito a Logotipo da marca, Guaraná Antártica, que é uma de muitas empresas que ao longo dos anos passou apenas por pequenas atualizações em seus traços, de modo a se manter atual e renovada, preservando sua identidade já gravada na mente das pessoas.
Uma excelente ideia pode surgir em um minuto ou resultar de muito estudo, investigação, muitas folhas rasgadas e vai e vem no andamento de um projeto, honestamente, bons projetos são fruto de esforço e dedicação, em geral, o resultado será um Logotipo perfeito para o seu negócio, único e durável. Se você deseja ter uma marca memorável, a criação de um Logotipo perfeito, leva tempo e demanda profissional especializado. Não deve nunca ser tratado como quebra-galho ou provisório, porque o Logotipo errado pode custar o sucesso do seu negócio, um processo judicial por plágio ou mesmo não ser viável para registro de marca, um outro assunto que podemos discutir no nosso próximo artigo que será: “Problemas que você pode ter com uma logomarca mal feita”. Não se esqueça de ler nosso artigo anterior “Realmente preciso de uma Persona para meu negócio dar certo?” www.meetpublicidade.com.br Gostou do texto? Sinta-se à vontade para sugerir novos temas no nosso perfil do Instagram @meetpublicidade
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