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Foto do escritorMichelle Silva

12 Tendências de Marketing para 2023



Assim como todo bom brasileiro, o ano virou e você já está cheio de planos para 2023, tanto para sua vida quanto para seu negócio, que pode ser começar uma caminhada ou qual será seu próximo investimento.


Por isso separamos as principais apostas de Marketing para 2023:


1. Conteúdo Personalizado e Direcionado para quem deseja atingir


Depois que as empresas começaram a entender qual é seu público-alvo, seu propósito e posicionamento de marca. Os conteúdos estão cada vez mais direcionados para atingir pessoas específicas. De maneira que faça sentido para essas, mesmo que não faça sentido para outras.


2. Criatividade


Após o desgaste dos conteúdos densos, as pessoas estão optando pelo consumo prático e rápido, assim as empresas e equipes de marketing precisam usar toda criatividade para novas formas de desenvolver conteúdos, de acordo com nicho e público-alvo.


3. Eventos Híbridos


Depois que descobrimos a comodidade do universo dos cursos online, do home-office, das lives e webinars. Muita gente prefere permanecer no conforto de sua casa a se deslocar para um evento presencial, principalmente se a distância geográfica for uma barreira.


Entretanto, há também quem prefere o contato presencial e as experiências que o contato mais próximo oferece. Os eventos híbridos são uma forma eficaz para atingir, ao mesmo tempo, milhares de pessoas de diferentes lugares do Brasil e do mundo, algo que os eventos presenciais ficam limitados à capacidade do ambiente. Oferecer as duas modalidades é a tendência que veio para ficar.


4. Vídeos, curtos, comunicação sucinta e acelerada


Direto ao ponto. A internet rápida, pesquisa online, a internet das coisas, as assistentes virtuais e o sucesso dos vídeos curtos vieram ensinar que a resposta não está no textão, as pessoas comuns não estão interessadas em dominar todo o assunto, mas na praticidade e relevância da informação.


O que de fato queremos são informações úteis que agreguem valor ou que resolvam rapidamente um problema.


5. Conteúdos baseados em dados (Data Driven Marketing)


O início do fim dos gurus de internet. Após o surgimento de tantos pseudos especialistas, sem nenhuma experiência prática, replicando informações de terceiros ou trabalhando totalmente baseados no achismo, enriquecendo e ensinando os outros a ganhar dinheiro com algo que nem eles conseguiram ganhar, fazer nome e profissão.


Não basta mais falar e prometer, não basta possuir a super produção cinematográfica que fazia todos pensarem estar diante da principal autoridade no assunto. Agora que sabemos que muito disso é marketing puro, ninguém tem mais paciência com isso. Então para ter atenção será preciso provar-se realmente capaz de realizar o que está falando com dados, casos reais e embasamento.


6. Consumo cada vez mais digital


De cursos, compras online a delivery. Alguns e-commerces já superam as vendas nas lojas físicas. A tendência é que o consumo presencial se torne cada vez menos utilizado e com isso diminua o número de lojas físicas. Os bancos já estão fazendo isso, diminuindo o número de agências e investindo em contas digitais.


7. Foco na experiência mobile


Na hora de construir um site, a prioridade é a experiência mobile. O mesmo vale para as lojas online, que estarão mais voltadas para vendas através de aplicativos para celulares que sites. Dados da State of Digital Report em 2020, apontaram que em 2019 os acessos na internet no mundo pelos dispositivos mobile ultrapassaram os acessos por computadores de mesa.


8. Estratégias de Marketing voltadas para WhatsApp


Dados divulgados pela RD Station indicam que de 2021 e 2022 as conversões usando as ferramentas do WhatsApp cresceram quase 70%.


Caso você esteja pensando nisso como uma oportunidade para direcionar seus clientes para o atendimento WhatsApp, devo lhe dizer que é muito mais que isso.


Não se trata de fazer uma campanha de tráfego para atendimento no WhatsApp, estamos falando de Conversational Marketing, uma estratégia de atendimento para conversão, experiência com a marca e sucesso do cliente utilizando a ferramenta WhatsApp. Trata-se de um setor da sua empresa, atuando de forma estratégica durante a conversa com o cliente no WhatsApp.


Isso significa uma ampliação do uso de "chatbots" para aumento da performance no atendimento, mas também, muito investimento em humanização da conversa, para que a comunicação se torne mais próxima e quente, menos formal e fria.


9. Comunicação integrada


No caminho de entender cada vez mais a importância do Marketing, da construção e posicionamento de marca como seus valores. Cada vez mais as empresas têm se preocupado em falar uma só língua, fazendo todos os setores se integrarem, entendendo a função e participação de cada um no sucesso não somente da empresa, mas também do cliente. Para isso todos os departamentos precisam estar alinhados e falando a mesma língua. Tocando projetos que conversem e se complementam.


10. Experiência do cliente, propósitos e valores


Foco na experiência do cliente, nos propósitos da marca e valores que a representam e que ela defende. Marcas cada vez mais alinhadas com seus valores e mostrando que de fato isso reflete a identidade da marca e não puramente uma estratégia de marketing.


Esse tipo de posicionamento deixa a empresa muito mais segmentada, afastando alguns consumidores, por outro lado, atrai fãs fiéis que se identificam com seus propósitos.


11. Relacionamento de longo prazo, consistência


O consumidor está muito mais consciente das estratégias de marketing e obtêm com mais facilidade informações sobre a conduta das empresas. Isso significa que o processo de conversão está se dando através da consistência, algo que só é construído a longo prazo.


O vídeo pode ser curto, mas o relacionamento é longo.


12. Líder como representante direto da companhia


A marca e seu dono se tornam sinônimos. A pose do CEO, sua postura e personalidade, bem como suas ações, refletem o valor que se dá para a companhia.


Ele é a cara do seu negócio, mesmo nas grandes companhias.


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